Manual do Aspirante Político7 minutos de leitura

0
162

Se você tem a intenção de se lançar na política e espera sair vencedor numa eleição, precisa conhecer algumas dicas que podem garantir a sua vitória. Este manual foi criado com base nas mais diversas experiências de políticos que alcançaram esse objetivo, independentemente de sua ignorância e de todas as suas limitações.

Fase preparatória

A fase preparatória tem início pelo menos um ano antes da eleição que você pretende disputar. Candidatos de última hora, que surgem apenas quando começa o período eleitoral (6 meses antes do pleito) têm menos chance.

A primeira providência é cuidar da sua imagem. Faça o possível para se vestir razoavelmente bem, ainda que seu estilo seja esportivo ou despojado. É recomendável que sejam evitadas as camisetas – também chamadas de “t-shirts” – estampadas de gola careca, os bonés (a menos que sejam de marca conhecida e cara), calças caindo, tênis puídos e outras peças que causem a impressão de pobreza. Parecer mais rico do que você realmente é faz muita diferença.

Para os homens, paletós, mesmo sem gravatas, e gravatas, mesmo sem paletós, causam boa impressão, ajudam a fazer pensar que o candidato é um trabalhador sério e bem sucedido.

Sorrisos: são fundamentais, especialmente nas fotos. Se possível, procure um dentista antes de se lançar na pré-campanha, mas não exagere, basta que as eventuais falhas (falta de dentes) e cáries comprometedoras não apareçam. Por outro lado, as “lentes de contato” e o clareamento recente nem sempre são favoráveis, pois indicam investimentos supérfluos e cuidado excessivo com a vaidade.

Relacionamento com o público: Se você é antissocial, é hora de mudar seus hábitos. Quanto mais você aparecer, melhor, ainda que seja como “papagaio de pirata”. No mínimo, um carguinho bem remunerado pode surgir caso você não seja eleito(a). Caminhe pela cidade, aperte as mãos de pessoas, tire fotos com crianças no colo, abrace pessoas pobres e em situação de rua, carregue um livro (para fingir que você gosta de ler), visite bairros afastados, ouça as reivindicações dos eleitores e simule empatia, diga que as apoia e que cuidará de tudo quando estiver eleito. Para um político profissional, mentir é fundamental.

Pré-campanha

Partindo do princípio que é sua estreia como candidato a um cargo político, vamos considerar que ainda não é o momento de pensar em disputar uma prefeitura ou uma posição na Assembleia Legislativa (deputado estadual) ou na Câmara dos Deputados (federal), e menos ainda a posição de governador ou senador. É prudente galgar com cautela as esferas mais altas. As pessoas que disputaram o cargo de senador depois de um mandato como deputados estaduais acabaram sumindo da política. Portanto, pensemos numa posição de vereador. Geralmente as vagas são muitas, levando em conta a população de cada cidade.

Saiba que a disputa não será fácil. Foi aprovada a remuneração de R$ 15 mil para os vereadores de Santa Isabel a partir de 2024. Não faltarão candidatos, aliás, eles devem ser em maior número que em todas as eleições anteriores. Você precisará ter diferenciais para ser um dos escolhidos. Há muita gente querendo um “emprego” como esse, com estabilidade por quatro anos e o compromisso de comparecer a uma única sessão por semana sem precisar mostrar serviço. Saber ler e interpretar textos já é uma grande vantagem.

Não acredite nos amigos e parentes. Se puder, encomende uma pesquisa para saber como as pessoas reagem ao seu nome, descubra seus pontos fracos e procure melhorá-los. Não se lance como candidato(a) se não tiver chances reais de ser votado(a).

Procure todas as oportunidades para aparecer, participe de entrevistas (podcasts), crie motivos para ser fotografado por um jornal, revista ou membro ativo de uma rede social.

Não critique seus concorrentes, pelo menos nesta fase. Faça-se de bonzinho/boazinha e procure mostrar que conhece todos os problemas da cidade, mesmo que não seja verdade. Mas fuja de perguntas que possam comprometê-lo(a). Afinal, você sabe que não sabe.

Nós também sabemos, então, faça o possível para nos convencer de que você é o salvador da pátria.

Todos os candidatos defenderão as bandeiras da saúde, educação, economia e segurança. É o padrão; dirão que é preciso gerar empregos, atrair turistas e empreendedores, e que as dificuldades existentes podem ser contornadas. Prometerão fazer inclusive o que está fora da competência de um vereador. Por isso, estar bem informado vai lhe colocar em vantagem. Se você não falar muita bobagem, já garantirá um ponto a mais.

Grave e publique vídeos nas redes sociais

Os vídeos estão em alta, mas há certos cuidados para fazer com que sejam vistos. O primeiro deles é não exagerar no tempo de gravação. Vídeos longos não costumam ser vistos. Limite-se a, no máximo, 5 minutos por vídeo (o ideal são 3 minutos) e chame os visualizadores para o conteúdo completo em outro link. Mais dicas neste link.

Filiação partidária

Se você pretende se candidatar visando apenas os benefícios, qualquer partido servirá, lembrando que você disputará a oportunidade de ser um dos candidatos. De acordo com a Lei 9504/1997 (Lei das Eleições), as candidatas e os candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que são realizadas no período entre 20 de julho e 5 de agosto no ano eleitoral. Sendo assim, para aumentar suas chances, o partido que tiver o menor número de políticos com mandato será o mais indicado, pois há grande chance de eles, que são mais conhecidos, tentarem a reeleição.

Procure conhecer o estatuto do partido, seu posicionamento político, os pontos que ele defende, a fim de não escolher um que exija sacrifícios difíceis de atender. Por exemplo, se você é um liberal, saiba que um partido progressista defenderá o oposto do que você gostaria de defender. E vice-versa. A polarização nunca foi tão grande.

O primeiro turno das eleições de 2024 acontecerá no dia 6 de outubro. A propaganda política será permitida entre 16 de agosto e 4 de outubro.

Campanha

Se você quer realmente ser eleito, não pode ser um dos “paraquedistas de última hora”, terá que se empenhar durante os meses que antecedem a eleição e parecer realmente empenhado em fazer alguma coisa. Afinal, você vai disputar uma vaga com quem tem mais dinheiro e procurará comprar votos, seja oferecendo cem reais para cada eleitor que parecer indeciso, seja para conseguir que coloquem um adesivo em seu carro, seja para custear “aquela picanha e a cervejinha gelada” que o mentiroso anterior prometeu que os pobres teriam nos fins de semana.

Vale a pena! Lembre-se de que, se eleito(a), você vai receber um salário que jamais conseguiria fazendo o que faz hoje, sem contar as propinas que lhe serão oferecidas para aprovar um projeto que favoreça aquela empresa irregular que despeja dejetos poluentes nos córregos e represa da cidade. É sua melhor chance de enriquecer sem precisar trabalhar! Nem é preciso ter boas ideias ou compreender o que faz ali, os mais espertos tentarão aliciar você, oferecerão vantagens para conquistar a presidência da Câmara. Você só precisará fazer alguns favores de vez em quando, se mostrar assistencialista conseguindo um carro para levar alguém a algum lugar. E assim estará começando sua carreira de político profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui