Jesus não virá resolver nossos problemas4 minutos de leitura

0
267

Li, certa vez, num artigo sobre religiosidade, que o Homem inventou a figura de Deus para poder atribuir a alguém as responsabilidades que nos cabem. A intenção aqui não é questionar a existência do Criador ou a crença de cada pessoa, mas, chamar a atenção para nossas omissões e decisões acovardadas, nossa preferência pelo comodismo de esperar por um milagre em vez de enfrentar os problemas que nos afetam. E isso acontece amiúde quando envolvem decisões claramente indevidas e às vezes criminosas de políticos que se acham donos da verdade e, pior, de nossas vidas. Pensemos:

Se pararmos para pensar, não será difícil ver que nosso planeta tem problemas muito maiores que os nossos para serem resolvidos. Guerras, fome, catástrofes, doenças, enfim, coisas e situações que afetam milhões de pessoas que não conhecemos, cujo sofrimento não podemos imaginar e que as fazem merecer o socorro Divino com prioridade, muito mais do que nós, verdadeiros responsáveis pelos problemas que tanto nos incomodam. No entanto, chovem comentários nas redes sociais que entregam a Deus, ou a seu filho Jesus, a “tarefa” de iluminar as mentes dos nossos políticos, ou de expulsá-los de onde estão. São súplicas vindas de quem não se digna a levantar do sofá para engrossar uma manifestação pacífica, porém, efetiva, para limpar o cenário político.

Lamentar não resolve; xingar não resolve; reclamar não resolve; clamar a Deus não resolve; esperar por milagres não resolve. O problema não é de Deus ou de Jesus, é nosso! Eles não votaram nos políticos que estão lá.

O socorro na pandemia

Segundo a Bíblia, quando Adão e Eva comeram o fruto proibido, Deus os expulsou do Éden, e disse-lhe: “Por tua causa a terra será maldita; produzirá cardos e espinhos; com trabalho e fadiga tirarás dela o teu sustentocomerás o pão com o suor do teu rosto, até que de novo tornes ao pó de que fostes tirado“.

Àqueles que esperam milagres, convém lembrar que “a peteca nos foi passada”. Deus não disse que nos daria uma vida tranquila e farta.

Se muitas pessoas ainda não se conscientizaram da gravidade da pandemia que hoje nos atinge e desafiam os riscos de contaminação promovendo reuniões, abraçando e beijando a quem não sabe por onde andou e com quem, compartilhando copos, não se protegendo com máscaras, não se higienizando como deveria, por que questionar o aumento do número de mortes? Isso nada mais é do que causa e efeito. Cada ação tem sua consequência.

Deus não virá operar um milagre colocando juízo em nossas cabeças. Para isso nos foi dada a capacidade de raciocinar e a consciência do que é certo e errado.

Se os supermercados permitem uma quantidade maior de pessoas do que deveria, devemos evitá-los. Mais do que isso, BOICOTÁ-LOS, pois estão expondo as pessoas ao risco de contaminação, preocupados apenas com seu faturamento.

Sim, o Poder Público poderia interferir e impor punições mais duras a quem desrespeita as regras, contudo, é preciso saber o que fazer. Fechar os supermercados impedirá que as necessidades básicas da população sejam supridas; multá-los pesadamente poderá provocar represálias – especialmente onde há praticamente um cartel. Além disso, graças à acomodação da maioria, não importa a medida tomada, sempre haverá críticas,  reclamações e acusações de quem é incapaz de sugerir uma alternativa mais conveniente. Vivemos entre “urtigões”.

Cuidado com o desespero

É natural que debaixo de tanta pressão as reações sejam mais cáusticas que de costume, devido ao estresse, mas podemos – e devemos – ser capazes de controlar nossas mentes e sentimentos a fim de garantir que nossos atos não revertam contra nós. Isso não significa que devemos ser passivos, mas, que tenhamos coerência, bom senso e atitudes mais inteligentes e mais dignas do reconhecimento dAquele que espera que honremos nossa semelhança a Ele.

Peçamos força para aguentar, coragem para lutar e sabedoria para discernir, mas não devemos esperar que nossos problemas sejam resolvidos pelos outros, e nem mesmo por Deus. É nossa obrigação fazer isso, e sem pedir o impossível.

Se você realmente ama a Deus, pare de ficar pedindo para Ele vir resolver os seus problemas. Levante-se e mexa-se!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?