Cuidado com os sites falsos5 minutos de leitura

0
47

Reprodução da postagem feita no blog do Reclame Aqui

Eles não param e agora têm em mãos novas artimanhas para tentar enganar o consumidor! A equipe do Reclame AQUI tem recebido reclamações sobre sites fakes que se passam por grandes lojas online. Por isso viemos te fazer esse importante alerta.

Não caia em roubadas ao comprar ingressos para shows e eventos.

Logos, banners, identidade visual e até o selo RA1000 estão sendo utilizados nesses sites fakes para enganar o usuário a comprar produtos e cair em golpes online. Olha só esses prints que separamos para te mostrar como essas fraudes têm ficado cada vez mais apuradas pelos criminosos.

Veja que as URLs, ou seja, os endereços digitados, não condizem com as marcas. Estes não são os endereços oficiais de algumas marcas que são usadas para a aplicação dos golpes!

Antes de efetuar qualquer compra ou pagamento, verifique alguns pontos cruciais e evite ser vítima de fraude:

  • Antes de tudo, analise: o link do site possui o mesmo nome do site oficial? Se não, desconfie. Se não sabe onde procurar o site oficial, é só acessar a página da loja no Reclame AQUI! Lá, você tem acesso ao site autêntico da empresa. Além disso, você tem em mãos outras informações sobre a loja, como canais de atendimento verdadeiros, reputação e avaliação de outros consumidores;
  • Erros de digitação frequentemente aparecem em sites falsos, então, fique atento à qualquer erro ortográfico e gramatical;
  • Os componentes do site são essenciais para a identificação de um site confiável. Um site que possui “.com.br” se torna mais seguro, visto que o “.com” serve para identificar o tipo de domínio registrado – que está relacionado ao comercial – e o br. indica o país de origem daquele site;
  • Os valores são duvidosos: não confie em custos muito abaixo dos praticados no mercado ou super promoções relâmpagos. A Black Friday acontece em novembro, mas os espertinhos já estão atentos para a prática de ofertas desde já para atrair o consumidor e praticar a armação, então, olhos bem abertos nos preços;
  • Identificou um site que é fake? Solicite o cadastro do link duvidoso no Reclame AQUI. Assim, nossa equipe conduzirá uma análise completa sobre o site e poderá ajudar outros consumidores a não cair nessa armadilha;
  • O cadeado de segurança que é apresentado na barra de busca nem sempre é sinal de confiabilidade, portanto, considere todos os fatores além deste elemento de conexão segura.

Falando em armadilha, recebemos inúmeros registros sobre esses golpes, como é o caso deste consumidor de Pelotas (RS) que acabou sendo vítima de um site falso que se passava por uma loja multinacional:

“Comprei um produto deste site via pix, e não foi confirmada a compra, e eles não entram em contato em relação à compra do produto, além de não responderem os e-mails, os números para contato não existem!!!”

Até o momento, a equipe do Reclame AQUI levantou, com a ajuda dos usuários, os sites fakes suspeitos que estão listados abaixo:

https://varejoonlinenet.com/
https://vendavirtualshop.com/
https://digitalcolombonet.com/
https://virtualvendasbr.com/
https://basiqebeauty.com.br/

Aproveitamos para incluir aqui os respectivos sites oficiais dessas lojas:

Makro Atacadista: https://www.makro.com.br/
Rede Extra: https://www.extra.com.br/
Lojas Colombo: https://www.colombo.com.br/
Amazon: https://www.amazon.com.br/
Basiqe: https://basiqe.com/

Se você passou por alguma situação parecida, não deixe de fazer a sua reclamação no Reclame AQUI.

No entanto, lembre-se que ao realizar a sua reclamação, você deverá registrá-la com o link do site em que você sofreu a fraude e não registrar a reclamação para a loja verdadeira. Afinal, ela está sendo utilizada indevidamente pelos criminosos para praticar os seus delitos.

Saiba que a sua reclamação servirá de alerta para que mais pessoas não caiam nessa falcatrua e nos ajudará a prevenir outros milhões de usuários de passar por tentativas fraudulentas.


Fato vivenciado

Muitos anúncios falsos têm sido veiculados pelo Facebook. Não há verificação por parte dos administradores da rede social. A maioria desses anúncios tem endereços terminados em “.com”, porém, mesmo os domínios nacionais podem ser fraudulentos. Aconteceu comigo.

Atraído por um anúncio no Facebook, visitei o site mercadodoamanhã.com.br (com til) com intenção de comprar um par de tênis cujo valor era de R$ 179,00. A princípio, estranhei o acento no endereço do site, mas confirmei sua existência no Registro.br, identificando seu proprietário. Havia vários depoimentos de “clientes satisfeitos“, todos falsos! E eu acreditei.

Descobri o endereço do (ir)responsável pelo site, a agência bancária onde mantinha conta, o nome de sua mãe, seu CPF, CNPJ, enfim. Fiz denúncias em todos os locais possíveis, inclusive na Polícia Federal. Não fui o único, há várias reclamações registradas no Reclame Aqui, e o site foi – finalmente – removido.

Esse episódio, entretanto, não me fez desacreditar de outros sites, porém, o nível de pesquisa sobre os demais passou a ser muito mais amplo, inclusive com consultas feitas a clientes que já os utilizaram.

Fica a dica: a internet não é para amadores.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?