A escolha errada5 minutos de leitura

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O filme A Escolha Certa (2011) conta a história de duas irmãs que levam uma vida cheia de regalias até o dia em que o pai delas morre e elas ficam sem nenhum centavo, sendo obrigadas a morar com uma tia.

Essa introdução é apenas para discorrer sobre o título do filme, o oposto do título que foi usado, com motivo justo, nesta postagem.

O mesmo título não pode ser usado para definir a experiência de quem contrata um plano de hospedagem de site na UOL Host, o único “serviço” que experimentamos. E, acredite, ainda que fosse de graça não valeria a pena.

O caso

Um de meus clientes, ao receber a fatura de renovação de seu plano de hospedagem na Hostgator, sem o desconto concedido no primeiro ano, estava inconformado e me pediu para encontrar outra empresa que pudesse oferecer o mesmo serviço por um preço menor. Uma tarefa difícil, visto que a maior parte dos hospedeiros oferece preços semelhantes, mas tudo bem, se o cliente está insatisfeito, cabe ao profissional encontrar uma solução.

A diferença era significativa. Enquanto a Hostgator pedia R$ 307,68 pela renovação do plano anual, a UOL Host oferecia – teoricamente – a mesma hospedagem por R$ 143,88 no primeiro ano, ou seja, 53% mais barato.

Cumprimos o que nos foi pedido, providenciando a contratação da UOL Host. Entretanto, depois de três dias ainda não havíamos conseguido colocar o site no ar. Nada funcionava, e isso nos impeliu a solicitar o cancelamento do plano, com o aval do cliente, agora mais descontente que nunca.

Como o cancelamento foi solicitado no prazo legal, permitindo o ressarcimento, tentamos dar início ao processo, porém, a UOL e demais empresas do grupo não são dadas ao respeito pelo cliente, e mantêm o atendimento por canais automatizados, com gravações prontas que sempre levam às vantagens que o grupo pode ter. Despendemos muitas horas, em mais de um dia, “conversando” com robôs e pessoas que alegavam não pertencer à área que pudesse nos orientar, até, finalmente, no dia 28 de agosto, sermos atendidos por um ser aparentemente humano cujo nome era Talia. Transcrevi nossa conversa:

TALIA H: Olá, boa tarde! Tudo bem? Como posso ajudar?
EU: Boa tarde. Só um minuto, por favor.
A empresa (forneci o nome do meu cliente), a qual represento, contratou um plano de hospedagem da UOL em 17/07/23, tendo pago R$143,88 por isso. Três dias depois, ao ver…
(A janela do chat foi fechada antes que eu terminasse a frase)
EU: Caramba, qual o tamanho permitido para as mensagens?
EU: Aguardamos o ressarcimento do valor pago desde julho, e até agora nada.
TALIA H: Só um momento, estou acessando o seu cadastro.
TALIA H: Você entrou em contato solicitando o reembolso? Tem algum protocolo?
EU: Quando cancelamos, conversamos por telefone com uma atendente e ela confirmou que seríamos ressarcidos.
EU: Para conseguir este contato com você estou esperando desde 12h55. Os sistemas da UOL são horríveis. (Mais de duas horas e meia de espera)
TALIA H: Entendo, vou verificar essas informações para você.
EU: Obrigado.
TALIA H: Obrigada por aguardar, estava verificando a solicitação de reembolso. O chamado aberto já passou do prazo para obter uma resposta, mais vou avisar para a supervisão sobre o seu caso, e vou solicitar o reembolso.
EU: Talia, se eu tiver que voltar a usar este chat, vamos ter problemas, não posso perder tanto tempo. Vou receber uma resposta?
TALIA H: Vai sim, peço desculpa pelo transtorno. Já vou abrir a sua solicitação.
TALIA H: Esse é o protocolo do seu atendimento: 111(…)9532
TALIA H: Só um momento.
EU: O que mais tenho ouvido dos atendentes da UOL são pedidos de desculpas. Parece que todos ganham só pra isso. Nada pessoal…
TALIA H: Entendo, tudo bem.
TALIA H: Pode me passar uma conta corrente?
EU: Sim, vou pegar os dados.
(Neste momento, transmiti os dados bancários da empresa)
TALIA H: Obrigada
EU: Há como eu salvar uma cópia desta conversa?
TALIA H: Você pode tirar um print, ou uma foto do seu computador. E se precisar também tem o protocolo que eu te passei onde fica registrado a nossa conversa.
EU: Obrigado.
TALIA H: Magina (sic), já abri a sua solicitação, tem o prazo de até 10 dias corridos.

Prazo vencido

Pois bem, contando dez dias corridos desde o dia 28 de agosto, esperava-se que até ontem – Aniversário da Independência do Brasil – o depósito fosse realizado na conta fornecida. Entretanto, isso não aconteceu.

Hoje tentei, durante horas, fazer contato com alguém da UOL Host, já que o assunto não é previsto no atendimento por robô ou no FAQ da empresa, representado por um bonequinho sem graça de nome UOLY. Tempo é dinheiro!

Considerando que hoje é sexta-feira e não será possível tomar providências mais drásticas, aguardarei a segunda-feira. Mas desde já estou buscando orientação de como proceder no âmbito judicial, não apenas para conseguir o ressarcimento do cliente, mas, também, o pagamento do tempo que vem sendo gasto em função do descaso da UOL Host.

Que esta postagem sirva de alerta àqueles que buscam o que é barato ou acreditam em “griffes” que investem muito em propaganda, mas desprezam os que as sustentam. A UOL Host agora faz parte da lista de hospedeiros com os quais me recuso a trabalhar. Além dela, seguem na lista: GoDaddy, Siteground e Locaweb.

Registrei uma reclamação no Reclame Aqui quando enfrentei a dificuldade de contato com a UOL, mas o resultado foi frustrante.

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