Por que somos vítimas de tantos golpes?3 minutos de leitura

0
35

Para começarmos a entender o motivo de serem criados tantos golpes contra as pessoas de bem no Brasil é necessário uma radiografia da nossa população. Na verdade, isso já foi feito. Há pouco mais de seis anos, a revista Exame publicou um artigo sobre a pesquisa que avaliou o índice de “percepção errada da realidade” e colocou o Brasil na 2ª posição do ranking mundial, perdendo apenas para a África do Sul.

Na mesma época, o JusBrasil também anunciou que o Brasil ocupava a 6ª posição no ranking mundial de ignorância, mostrando melhora em relação à avaliação de 2015, quando ocupávamos a terceira colocação. A matéria ainda salienta: “Uma vergonha não é mesmo? Principalmente para um país cujo slogan era ‘Pátria Educadora’“. O consolo é saber que mais ignorantes, de acordo com a pesquisa, estavam Índia, China, Taiwan, África do Sul e Estados Unidos! Quem diria?

A expressão “percepção errada da realidade” nada mais é do que uma forma politicamente correta de nos referirmos à “ignorância”. E isso será compreendido até pelos mais ignorantes, basta dizer a eles que têm uma “percepção errada da realidade” e ver como reagem.

Clique para ampliar a imagem.

Por outro lado, uma singela minoria entre os brasileiros se destaca por sua inteligência, por sua perspicácia, por sua criatividade, pela rapidez de raciocínio. Porém, infelizmente, boa parte dessa reduzida turma aplica suas qualidades para o mal, sabendo que os menos favorecidos serão presas fáceis.

Se os bem dotados intelectualmente usassem seus predicados para o bem, talvez fôssemos o melhor pais do mundo.

A melhora do Brasil em relação à pesquisa anterior deve-se principalmente à maior participação da população no cenário político do país, pois o nível de percepção da realidade brasileira, com os últimos acontecimentos no cenário político brasileiro, auxiliou a uma maior participação da população em determinados assuntos.

Podemos ilustrar, de forma bastante simplista, a classificação dos brasileiros em quatro categorias quando avaliamos nosso envolvimento com a tecnologia, especialmente a dos aparelhos celulares e computadores, ou seja, a internet. A imagem ao lado representa essa distribuição e coloca os da porção verde entre os mais bem informados.

 

Pode parecer cruel, mas as vítimas de golpes são, em geral, pessoas demasiadamente crédulas, ignorantes ou gananciosas.

Muitos de nós já receberam e provavelmente continuam recebendo mensagens de SMS notificando créditos que estão disponíveis para saque. Basta ter consciência de que dinheiro não cai do céu para perceber que isso não passa de uma “isca” para pegar idiotas. Como diz o velho ditado, “peixe morre pela boca“, e não apenas por dizer mentiras. Se a ganância é grande, o risco de se tornar uma vítima é enorme.

A melhor forma de evitar esse risco é se informando, procurando artigos como “Os golpes mais comuns na internet” e similares, ficando por dentro dos cuidados que podem ser tomados.

Ninguém está livre de cair na conversa de alguém que é treinado para enganar os outros, mas é possível reduzir bastante a chance de isso acontecer. O custo é baixo, envolve tempo e atenção, nada mais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui