Cobranças fraudulentas4 minutos de leitura

17
1177

Mal começou o ano e uma enxurrada de ligações de cobrança chegou ao celular de minha esposa. Sem identificar a empresa, uma atendente extremamente mal educada, passou a fazer ameaças de penhora de bens, bloqueio de contas e outras, caso uma suposta dívida pendente no Banco Central, no valor de mais de 40 mil reais não fosse paga. Se reconhecida, a empresa ofereceria um desconto de aproximadamente noventa por cento.

Estranhamos, afinal, não há nenhuma dívida pendente, o valor citado era absurdamente alto e não foi apresentado nenhum documento que a comprovasse. Havia apenas a imposição verbal de alguém que não conhecíamos, através de uma ligação no celular, na tentativa evidente de atemorizar a interlocutora, tratando-a como uma fora da lei.

Ao saber do que vinha ocorrendo, minha curiosidade provocou uma pesquisa a partir do número de telefone exibido na tela: 0800 125 0006. A consulta ao Google resultou na indicação da Diretriz Cobranças, facilitando a identificação do CNPJ 31.626.206/0002-36 (filial), com endereço à Avenida Luiz Carlos Berrini, 1140, conjunto 72, em São Paulo. Endereço chique. E caro.

Pesquisei a empresa no Reclame Aqui, deparando-me com 717 reclamações, todas relatando a mesma coisa: cobranças indevidas de dívidas inexistentes e péssimo tratamento da atendente. Uma das reclamações, de mais de três anos atrás, vincula a proprietária da Diretriz Cobranças, Paola Froz Chagas Gonçalves Ferreira, como sócia de uma outra empresa, a REAL CRED ASSESSORIA E SOLUÇÕES EIRELI. Mesmo esquema.

A maioria das respostas é padrão, não diz nada relevante e não implica comprometimento da empresa.

Todas as queixas são muito semelhantes, reclamam de cobrança indevida e as que são classificadas como “financeiras” referem-se ao mesmo problema: estão cobrando o que ninguém deve. Isso não é crime?

Um dos reclamantes fez um levantamento e encontrou nada menos que oito empresas vinculadas a Paola Froz Chagas Gonçalves Ferreira, ou Paloma Froz Chagas Gonçalves Ferreira, todas com o mesmo objetivo: tirar dinheiro de incautos. Vejam a reclamação aqui.

A suposta empresa (qualquer delas) age sempre com o mesmo padrão. Há dezenas de processos abertos contra ela(s). No site Escavador aparecem 24 processos contra a sócia titular; no site da JusBrasil são 178 resultados! E a dita cuja continua solta!

Nem tente procurar uma imagem dela, ela sabe se esconder.

Os relatos são muito semelhantes, gente que é cobrada pelo que não deve.

Parece que eles buscam registros de dívidas antigas, já quitadas ou prescritas, e investem para cima dos nomes de antigos devedores, até por cheques devolvidos, e ameaçam essas pessoas dizendo que adquiriram dívidas de bancos, aumentando exageradamente os valores indicados nas cobranças originais e oferecendo quitação por um valor muito menor, geralmente algo em torno de 10% do valor absurdo criado por eles próprios. Quem cair, vai lamentar ter pago os boletos que são enviados sem nenhuma comprovação legal. Isso não é extorsão?

Ah, me esqueci, os bandidos estão com tudo atualmente, podem agir como querem sem correrem o risco de serem presos… É a democracia relativa, com leis seletivas, aplicadas somente àqueles que se manifestam contrários ao governo atual.

E são insistentes! Se você desligar o telefone, eles ligam de volta, agressivos, com ameaças ainda maiores, dizendo que você vai perder tudo que tem.

Mais um detalhe: o site

O site da Diretriz Cobranças parece um site normal. O registro do domínio foi feito em 30 de maio de 2003 (como todos sabemos, registros com menos de um ano não são confiáveis). O registro indica que ele é hospedado por uni5.net, porém, se você procurar esse hospedeiro pelo endereço do site, chegará a uma página que contém apenas uma imagem.

O autor do site é, aparentemente, um webdesigner chamado Alex Valdarnini, cujo site possui uma única página com links para seus perfis sociais.

Resumindo: tudo isso tem cara de golpe. Não caia nessa.

Adendo

Caso esteja sendo vítima de um golpe por meios cibernéticos, denuncie numa das delegacias especializadas.

Contato por e-mail em São Paulo: [email protected] – Polícia paulista especializada em crimes digitais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

17 COMENTÁRIOS

  1. Quase cai no mesmo golpe, da mesma empresa. Por sorte, meu marido é advogado e me alertou. Mas fiquei muito angustiada, quase acreditei que a dívida realmente existia e por pouco, não fiz o pagamento.

  2. Tenho informações do paradeiro da PAOLA e da PALOMA. Acredito que as irmãs são uma quadrilha que tem o objetivo de aplicar golpes.

  3. Identifico com o que aconteceu comigo. Duvidando da dívida de algo de mais de 7 anos que nunca apareceu comecei a pesquisar e realmente é essa suposta empresa. Como descrito, são mal-educados e respondem em tom ameaçador, entre outras.

  4. Pela idade, o suposto endereço residencial da Paola e o fato de que ela é a única sócia, não duvidaria que ela e a tal irmã tenham alguém maior por trás. O modus operandi dessas empresas tem semelhança com os escritórios que enganam idosos refinanciando empréstimos consignados como se fosse um desconto. Recomendo a todos a registrarem ocorrência em delegacia para que a polícia civil e o ministério público investiguem os crimes cometidos por essas empresas.

  5. Estou passando pela mesma situação desagradável! Já há algumas semanas, venho recebendo SMS de empresa Diretriz, fazendo ameaças sem nenhum fundamento. Liguei para a tal empresa e a atendente foi grosseira, debochada e agressiva! Diante disto só me resta entrar com um processo na justiça contra essa quadrilha!

  6. Ainda tem mais, Existe a Hexa Cob. Que tem como sócia-diretora a PALOMA FROZ CHAGAS GONCALVES FERREIRA. Até achei q era erro de digitação, mas tem até cpf diferente.
    Ou seja, provavelmente nem uma nem outra existe e são “laranjas” desse esquema de golpe.

    • Realmente, nos dias de hoje é difícil garantir que alguma coisa seja real. Não encontrei imagens ou perfis dessa tal Paloma. Há, no entanto, 62 processos contra ela e a empresa Dinâmica Cobrança e Crédito SP Ltda. no JusBrasil. Como ela – ou quem a representa – gosta de perturbar quem nada deve, o mínimo que podemos fazer é atormentá-la de alguma forma.
      Agradeço por seu comentário!

    • Olá! Grato pelo comentário.
      Hoje dormirei mais tranquilo. Faz 3 semanas que estou recebendo sms da Hexacob informando que não representei cheques devolvido em 2006 e que compraram tal dívida do Santander e hoje tenho que pagar o valor de R$ 49K. Desde a semana passada estão informando que entrarão com bloqueio de contas em meu CPF. Embora tenha conta e cheque nesse período, percebi que poderia ser golpe, pois quando questionei sobre detalhes de tal dívida não souberam detalhar.

  7. Estou recebendo cobranças desde novembro de 2023 da mesma ”empresa” e alegam que tenho uma dívida por ”cheques não devolvidos” do Banco Bradesco. E é verdade. Nunca devolvi cheques do Bradesco pois desde que abri minha conta lá em 2010, NUNCA UTILIZEI TALÃO DE CHEQUES. Nunca sequer fiquei devendo um centavo ao banco, já fui pessoalmente até a agência para verificar se havia algum engano e fui informado taxativamente que NUNCA TIVE QUALQUER COBRANÇA DE DÍVIDA EM MEU NOME NAQUELE BANCO. Eles seguem mentindo sobre valores, uma hora a conta é de 27 mil, depois 12 mil, depois 31 mil, depois 8 mil, e sempre tentam fazer um acordo para evitar que meu CPF seja negativado, meu passaporte e carteira de motorista suspensos e minhas contas bloqueadas. Sempre ligam afirmando que a execução está marcada para aquele mesmo dia, e isso desde NOVEMBRO DE 2023 , estamos em JULHO DE 2024 e eles insistem nesta mentira. As mulheres, as golpistas que me ligam cínicas eu chamo de ladras, safadas, bandidas, canalhas. Os homens parecem ter predileção em xingamentos mais pesados. Trata-se de uma quadrilha de golpistas que não tem nenhum medo, devem ser portanto xingados, desprezados e humilhados. O fato é que ligam de 8 a 10 vezes por dia e isso vai irritando. Tenho até um boleto gerado por estes golpistas , que inclusive eu ja expus no X.

    • Excelente depoimento. As participações de todos vocês ajudam a enriquecer não apenas as postagens deste blog como também a fortalecer os argumentos que a Polícia pode precisar para ir atrás dos golpistas e impedir que continuem a perturbar e cometer crimes. Os golpes via internet têm aumentado, e devem piorar com a inteligência artificial. Precisamos ficar atentos e unidos para frustrar os que querem ganhar dinheiro sem trabalhar.

  8. Hoje recebi um SMS solicitando que eu ligasse num 0800 referente a uma cobranca extrajudicial. A ligação caiu na empresa Hexacob dizendo que eu tinha uma dívida de cheques devolvidos de mais de 49.990,09 e que se eu pagasse a vista eu teria um desconto e deveria pagar 32.000.
    Quase infartei. Chorei. Passei muito mal. Fiz contato com o banco que desconhece a dívida e tbm com um advogado que informou que isso seria um golpe. Depois pesquisei na internet e vi inúmeras reclamações. Nossa, gente. Por pouco não infarto, quase acreditei na dívida. Fui muito maltratada na ligação.

  9. Boa tarde. Sigam o meu canal no YouTube onde exponho as tentativas diárias de golpe desta ”empresa” Hexacob. Aliás inventaram uma ”câmara arbitral” própria. São VAGABUNDOS que tem que ser expostos. O inimigo agora é outro: Suposta CAMECSP- a dita Câmara Arbitral que eles mesmos criaram para tentar extorquir.
    Sigam meu canal https://www.youtube.com/@Andrefer2

    Abraço a todos.

  10. Recentemente minha mãe começou a receber mensagem dessa Diretriz Cobranças. No primeiro dia, mandaram no MEU TELEFONE e quando vi levei um susto, mostrei pra minha mãe e nós duas ligamos na tal “central” deles; e a atendente disse que minha mãe tinha uma dívida anterior ao ano de 2016 com o banco Itaú, com relação a cheques não devolvidos. Na hora ficamos totalmente desnorteadas, a mulher inclusive queria mandar no mesmo dia o “acordo” de pagamento no e-mail pra ela assinar e ainda teve a cara de pau de falar que poderia ser pago através do cartão de crédito; citou outro banco que minha mãe tem conta e disse que a conta dela poderia ser bloqueada caso não houvesse pagamento. Quando mencionei que iríamos procurar o Itaú, ela desconversou e disse que o Itaú não tinha mais acesso à dívida. Quando desligou, minha mãe me disse que a conta dela com o Itaú já estava encerrada há anos.

    Pois bem, no dia seguinte minha mãe foi pessoalmente na agência bancária, falou cara a cara com a gerente e a gerente garantiu a ela que ela não possui absolutamente NADA pendente com eles, ou seja, é golpe.

    O que eles estão fazendo é um absurdo sem tamanho e ninguém faz absolutamente nada, além de ficarem perturbando o dia todo o meu telefone e o telefone dela. Isso precisa ir até o ministério público.

    • Como informou André Ribeiro em seu comentário, a Hexacob é outra “empresa” que opera de forma semelhante. No site Reclame Aqui foram verificadas 813 reclamações, como mostra a imagem:
      Print da tela do Reclame Aqui

  11. Hexacob fazendo vários contatos insinuando que tenho dívida de 2003, cada hora um valor diferente. Sem nenhuma comprovação! Golpe! Não é possível com tantas reclamações não existe uma investigação contra estes estelionatários. Abri um BO e sugiro que todos tbm o façam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui