O site oficial da cidade5 minutos de leitura

0
59

Antes de tudo, é preciso deixar patente que a intenção desta postagem não visa diminuir o mérito dos envolvidos na criação e manutenção do site oficial da prefeitura. Ela contém uma avaliação simples sob o olhar de um profissional, sem segundas intenções, e pode ser usada como referência para futuras mudanças, se assim for conveniente.

Por falta de credenciais que permitam acesso a ferramentas de monitoramento mais precisas, submetemos o site oficial da prefeitura de Santa Isabel a algumas avaliações gratuitas em sites encontrados na internet, tais como o ionos e o webpagetest, onde encontramos avisos de baixa velocidade de carregamento, como:

    • Este site teve grandes mudanças de layout. Demorou muito para se tornar interativo. Tem 6 problemas de acessibilidade, 3 críticos. Algum HTML foi gerado após a entrega, atrasando potencialmente a usabilidade;
    • Por padrão, as referências a arquivos JavaScript externos bloquearão a renderização da página enquanto eles são buscados e executados. Frequentemente, esses arquivos podem ser carregados de maneira diferente, liberando a página para renderização visual mais cedo”.

O site foi construído em WordPress com o tema (template) News Card, gratuito e, portanto, sem recursos avançados em sua versão original.

Uma das características desse modelo é a exibição automática dos títulos sobre as respectivas imagens em destaque nas postagens do blog.

Para melhor entender: o autor da postagem escolhe uma imagem para ser exibida sempre que o índice do blog é mostrado. Essa imagem é indicada como sendo “de destaque”. A foto lado mostra como isso acontece.

Sobre as mesmas imagens são exibidas as categorias de classificação das postagens, em vermelho. Geralmente, cada postagem é classificada em uma ou, no máximo, duas categorias. Quando a classificação é feita em várias categorias, as tarjas vermelhas aparecerão em maior número, se sobrepondo à imagem principal.

Para que a imagem se não pode ser vista?

Eis aqui um exemplo onde foram marcadas quatro categorias de classificação. E, como agravante, foi usada uma imagem em destaque que contém um texto, a qual foi sobreposta com o título da postagem, a(s) palavra(s)-chave, a data de publicação e o setor responsável por ela, dificultando a leitura de quase todos os textos.

Como a página de abertura (Home) aponta para várias seções que podem interessar os visitantes, são usados diversos menus: o principal, o de topo de página, os auxiliares (como componentes da página inicial), o de rodapé e o de chamadas para as postagens do blog (Últimas Notícias), repetindo os links em alguns casos e causando poluição visual.

Exemplo de menu secundário.

Lamentavelmente, o uso das cores oficiais da cidade (vermelho, preto e branco) e a confusão do layout e o uso abusivo de cores não ajudam a manter os visitantes por muito tempo no site. O vermelho, especialmente, os afugenta por ser cansativo. A falta de organização para garantir a boa navegabilidade acaba esgotando a paciência do internauta que busca alguma coisa específica.

A ausência de algumas informações e a falta de atualização dos conteúdos causa frustração e descrédito. A omissão dos nomes de alguns secretários municipais, antes mostrados ao lado de uma foto pessoal, é um exemplo.

É compreensível que, embora se caracterize como um blog, o site impeça os comentários dos visitantes nas postagens. Afinal, há sempre quem tenha alguma crítica a fazer ou procure um espaço para ter seus dois minutos de fama.

Imagens

As imagens falam por si e, como diz o ditado, valem mais que mil palavras, portanto, merecem um cuidado especial. Como o modelo do site prevê imagens que ocupam toda a tela quando uma postagem é visitada (isso pode ser alterado), convém que sua largura seja de pelo menos 1920 pixels, pois, quando menor, ela ficará borrada quando ampliada. Numa das postagens mais recentes, sobre a instalação de câmeras de segurança na cidade, a imagem original tem apenas 535 pixels de largura e está no formato retrato (vertical), o que é inconveniente. Ou seja, ela se expande para 3,6 vezes o tamanho original.

Evidentemente, não podemos cobrar melhor resultado de uma equipe enxuta e desprovida de profissionais capacitados para esse trabalho. O descaso é da prefeitura.

Conhecer os gráficos de performance do site ajudaria bastante a definir o que pode ser melhorado, até mesmo para aumentar a visitação ao site, principalmente em seu replanejamento. As redes sociais não são os melhores veículos de divulgação das realizações da administração municipal.

Enquete

Com que frequência você visita o site oficial da cidade?

Comente

Caso você tenha alguma sugestão ou observação sobre o site oficial de Santa Isabel, não hesite em apresentá-la em seus comentários, no final desta página. Quanto mais opiniões recebermos, mais poderemos contribuir para melhorar o site.

Não queremos apenas críticas infundadas.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui