Comportamento

Novos métodos de ensino

Muitos professores se queixam devido à dificuldade que têm em conseguir a atenção de seus alunos, especialmente porque os jovens, e até crianças, têm se dedicado mais aos seus celulares e tablets do que a qualquer outra coisa. Na verdade, a tecnologia tem nos mostrado tantas novidades que é preciso muito auto-controle para não nos deixarmos levar pela curiosidade e pelo vício.

celulares_na_mesaEm algumas escolas, que se apoiam na Lei Estadual (SP) 12730/07 | Lei nº 12.730, de 11 de outubro de 2007, por exemplo, os alunos têm sido convidados a deixar seus aparelhos desligados e fora de seu alcance, porém, além da resistência dos estudantes, os mestres às vezes recebem queixas dos pais, que consideram a medida como um ato de cerceamento (como se a liberdade de fazer o que quiser em qualquer ambiente fosse natural).

Diz a sabedoria popular que “se você não pode combater o inimigo, junte-se a ele”. O ensinamento, se bem interpretado, pode ser útil.

Use a tecnologia a seu favor

Há várias maneiras de aproveitar essa fascinação pelos equipamentos eletrônicos. Uma delas é usando-os como instrumentos para atrair a atenção de seus alunos. O uso dos recursos tecnológicos pode ser inteligentemente aproveitado como ponte de aproximação entre você e seus alunos, independentemente de suas faixas etárias, desde uma pequena criança no início de sua jornada escolar até adultos. Eis alguns dos benefícios que isso pode trazer:

dicas

interacao

Conquiste seus alunos com tecnologia

A proposta de usar a tecnologia de dispositivos móveis nas escolas levou a UNESCO a publicar um guia de orientação aos governos que se interessarem por sua adoção (disponível AQUI em formato PDF). O guia diz num de seus trechos:

Hoje as tecnologias móveis são cada vez mais comuns, mesmo em áreas onde escolas, livros e computadores são escassos. Como os preços dos telefones móveis continuam a diminuir, mais e mais pessoas, inclusive aquelas em áreas extremamente pobres, são candidatas a possuir e saber como usar um dispositivo móvel. Um número crescente de projetos mostra que as tecnologias móveis constituem um excelente meio para estender as oportunidades educacionais para os alunos que não podem ter acesso ao ensino de alta qualidade. por exemplo, a iniciativa Bridgeit na América Latina e na Ásia trazconteúdo atualizado que dá suporte à aprendizagem baseada na pesquisa de escolas geograficamente isoladas através de redes móveis. Essas redes fornecem acesso à Internet para as instituições que não possuem conexão por linha fixa. Outro grande projeto financiado pelo governo da Colômbia está fornecendo dispositivos móveis de baixo custo equipados com
software educacional para 250.000 pessoas, num esforço para erradicar o analfabetismo. Estes projetos melhoram a equidade educacional através da introdução de novos caminhos para melhorar a oferta de ensino. Esses projetos não substituem, mas, complementam os investimentos educacionais em livros didáticos, infraestrutura, hardware, treinamento e conteúdo.

integracao_prof_alunos

O que você pode fazer

Independentemente dos recursos oferecidos pela escola onde você trabalha, há medidas simples e motivadoras que podem ser tomadas por sua própria iniciativa, como, por exemplo, a criação de um blog. Há excelentes modelos gratuitos e personalizáveis! A criação de um grupo no aplicativo WhatsApp e/ou no Facebook é outra sugestão interessante para que você aproxime seus alunos.

É importante que você mostre que faz parte do mundo que eles conhecem melhor.

Sugestões:

  • Crie um blog para você;
  • Publique seu programa de aulas (ou agenda) para que seus alunos saibam o que vão aprender e quando;
  • Abra um canal de comunicação direta para publicação de avisos e troca de correspondência;
  • Publique links com sugestão de leitura complementar e pesquisas sobre a matéria que está sendo ensinada;
  • Disponibilize apostilas de preparação para as provas futuras;
  • Crie questionários que permitam a avaliação em tempo real, isto estimulará os alunos a alcançar o resultado máximo;
  • Disponibilize resumos de suas aulas para serem consultados a qualquer hora;
  • Publique imagens relativas às matérias já ministradas (inclusive via WhatsApp) e desafie seus alunos a identificá-las;
  • Estimule seus alunos à participação no grupo, concedendo, por exemplo, um décimo de ponto a mais na nota a cada resposta correta;
  • Promova a integração dos alunos através de seu blog (você pode criar uma comunidade dentro dele, oferecendo a possibilidade de cada aluno criar sua própria página!).

educar_crescer

Visite o site: http://educarparacrescer.abril.com.br

Não há limite para a criatividade.

Se você gostou da sugestão, podemos fazer isso juntos. Mas, se o assunto não é do seu interesse, talvez você possa recomendá-lo a professores do seu círculo de relacionamento, ou até mesmo à escola de seus filhos. Na pior das hipóteses, você pode clicar numa dessas figurinhas que acompanharam você durante toda a leitura (à direita do texto) e propagar a sugestão!

Artigos relacionados

Leia também

Close
Close
%d blogueiros gostam disto: