A barrinha de rodapé

0
285

fig_inicialO nome parece um grunhido, uma onopatopeia, mas é uma revista eletrônica de divulgação de blogs, a Grumft Magazine. Os responsáveis pelo site dizem: “Acreditamos em mídias sociais e no poder dos blogueiros como formadores de opinião. (…) A Grumft acredita que as mídias sociais determinam uma nova forma de comunicação na sociedade, onde os indivíduos são mais informais e têm novos padrões de comportamento. (…) Os blogueiros são peças chave desta nova ordem e têm sucesso à medida que se dedicam a produzir conteúdo de qualidade, influenciando milhões de pessoas. Eles são formadores de opinião.”

A proposta do Grumft

O site usa e disponibiliza ferramentas para ajudá-lo a selecionar os melhores blogs e os leitores certos para garantir a melhor performance. Isso é feito de forma transparente tanto para a agência quanto para o cliente, que saberão onde, quando e quem vai ver a sua publicidade. Usando informações demográficas e dados históricos combinados com o perfil dos blogs  inscritos, o Grumft pretende atender as expectativas de cada campanha.

É uma forma de publicidade diferente, com formatos criativos e ações com a rede do site. O contato com os Blogs é totalmente centralizado e o pagamento, quando existe, é feito diretamente à Grumft.

O site já tem um cartel de clientes respeitável, incluindo companhias como Coca-Cola, Itaú, Chevrolet, Ford, Petrobras, Google, Serasa, Avon, Sadia, O Boticário, Omo, Red Bull, Dove, Perdigão e outros tantos.

Como funciona

tela_grumpft

Os anunciantes sabem que a presença em mídias sociais é fundamental. O gigantesco volume de tráfego na internet gerado pelos blogs é capturado através das ferramentas de interatividade e disponibilizado de forma qualificada e inteligente para que os anunciantes possam apresentar seu brand, produtos e serviços a leitores qualificados de forma diferenciada.

A Grumft fornece ferramentas para que os blogs se tornem mais interativos, tenham mais acessos e foquem no seu conteúdo. Ou seja, blogs com conteúdo de qualidade e com boa divulgação conseguem gerar receitas consistentes.

Criada em 2010, com seu formato diferenciado de publicidade, a Cat-us foi pioneira na criação de uma barra com aplicativos e diferenciais para os blogs. Em 2013, depois de uma negativa no registro da marca “Cat”, surgiu a Grumft.

A barra de ferramentas

barraAqui mesmo, no rodapé da tela, você vê uma barra da Grumft Magazine. Se não houve incompatibilidade com o uso do JavaScript (isso pode acontecer dependendo dos scripts que você usa), ela deve mostrar as opções de login e compartilhamento, além dos pontos que são acumulados pelo visitante do site que acusa a leitura das páginas do blog. Há um botão com a pergunta “Leu?”, e, se você clicar nele, ganha 5 pontos. O tempo de permanência na página começa a ser contado e será computado para efeito de estatística.

A Grumft Magazine já tem (até esta data) mais de 15 mil inscritos. Os mais visitados e os que pagam pelo serviço são colocados em destaque no site.

revistaSeis blogs ocupam lugar especial no slider que encabeça a página, à esquerda da tela; outros blogs, também na página inicial, são distribuídos em “grid” (grade). Mais abaixo fica a opção + BLOGS que, ao ser clicada, exibe outros participantes. Quanto mais você clica, mais blogs aparecem na grade.

ranking

.Ninguém ganha nada por aparecer no ranking de leitores, exceto os donos dos blogs e os anunciantes. Mas, esta é uma das interatividades prometidas pela Grumft Magazine.

Os blogs mostrados são os mais variados, de gente comum, de empresas, de produtos, etc. É preciso ter leitores e fazer algum sucesso, ainda que nas redes sociais, para aparecer entre os primeiros. Os blogs sobre cuidados femininos, moda e maquiagem têm mostrado visitação expressiva, mas, também têm em comum a mesma desculpa de suas autoras: “Oi, gente, demorei para voltar a postar, mas aqui estou…”

É possível colocar a barra de ferramentas do Grumft no seu blog sem gastar nada. Foi assim que coloquei a minha aqui e no site do CESADE, e ainda não sei até ponto terei alguma vantagem com isto. Aqui no blog, a barra sobrepõe o botão “Voltar ao topo” e precisa ser recolhida com um clique na flechinha do canto direito. E ainda tem o problema da incompatibilidade, talvez por causa da barra de compartilhamento que fica no topo da tela.

Enfim, quem quiser tentar, que se habilite.

Nota: Vencido pela incompatibilidade de plugins sem identificar quais deles brigavam entre si, mas, certamente um deles sendo da barra do Grumft, optei por retirá-la deste blog. Entretanto, ela pode ser útil no seu site.