Punguistas especializados

0
263

correios1

Se os brasileiros safados usassem a inteligência para o bem, o Brasil seria o País mais próspero do mundo. Eles não se cansam de inventar versões cada vez mais sofisticadas para causar prejuízos aos mais ingênuos. Desta vez a mensagem maliciosa vem disfarçada de comunicado oficial dos Correios. O trabalho é de quem conhece bem as ferramentas de criação de imagens, e, pela primeira vez, traz um texto que parece ter sido extraído de uma versão oficial, sem erros de Português.

Recebi a mensagem hoje, 27 de maio, e espero que o alerta seja útil para quem ler esta postagem.

A princípio, a mensagem chama a atenção por ter um cuidadoso layout, logo dos Correios e um texto crível, num quadro de fundo azul, emoldurado, com margens regulares e, aparentemente, links diversos de suposto interesse para o internauta, como o sistema de acompanhamento de encomendas, o site dos Correios, formulário de contato e política de privacidade.

golpe_correios

Uma pessoa despreparada e ingênua não hesitaria em clicar em qualquer dos links. Porém, há uma regra simples para não cairmos em arapucas: posicionar o mouse sobre cada um dos links e observar o endereço que é mostrado no rodapé da tela do navegador (imagem abaixo).

rodape_tela

Esta simples atitude pode evitar enormes prejuízos. A regra é ser cauteloso. Sempre.

No caso desta mensagem, todos os links apontam para um mesmo destino (destacado pela faixa amarela da imagem que exibe a mensagem), que nada tem a ver com o domínio dos Correios (correios.com.br), sendo, portanto, FALSO.

É claro que não fui ver o que havia no tal endereço, mas, com grande chance de acerto, provavelmente trata-se de um site que plantará um vírus ou um phishing (tipo programa que se apodera das informações digitadas e sigilosas do seu computador) para causar danos aos curiosos.

Infelizmente, esta é a realidade, não devemos confiar em nada, nem em ninguém, quando se trata de internet. Tudo é, a princípio, perigoso.

Como evitar os riscos que a internet oferece

Para quem não sabe, há, sim, maneiras bastante eficazes de prevenção que podem garantir a nossa tranquilidade. Uma delas é a “blindagem” do equipamento. Isto é feito com um conjunto de medidas que “isolam” o computador desses ataques, protegendo os dados armazenados, bloqueando os arquivos, verificando a correspondência antes que ela seja aberta e inspecionando os sites que o internauta pretende visitar.

A “blindagem” é mais efetiva que isso. Se alguém roubar o equipamento, simplesmente não conseguirá ver o que foi protegido.

Quer saber mais sobre blindagem de computadores? Fale comigo.

O trecho abaixo foi acrescentado em 1º de agosto de 2014.

Nova “fornada” de mensagens maliciosas

Os usuários do PayPal têm um novo motivo para ficar atentos. A mensagem abaixo (sem a tarja vermelha e a imagem da bomba, evidentemente) está circulando pela net. Em dois dias, eu a recebi duas vezes. O internauta mais ingênuo, que eventualmente use os serviços do PayPal, poderá cair na armadilha e ver seus dados sigilosos serem roubados pelos punguistas de plantão.

A mensagem inteira é uma imagem, e nela foi colocado um link para baixar um phishing. Seus dados começam a ser roubados imediatamente. Avisem a todos os seus contatos para que não sejam vítimas de mais este golpe.

golpe_paypal

O PayPal foi comunicado. Sugeri que deixem uma mensagem de alerta na área de clientes.

1º de agosto de 2014:

resposta_paypal

NÃO COMENTADO

DÊ SUA OPINIÃO